Reflita

Quem não acredita na bondade nas atitudes dos outros, não acredita na sua própia bondade ! (Por Israel Ziller)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

3ª atividade do campeonato!

Na terceira atividade deviamos montar uma peça teatral, envolvendo o assunto.
Os Aurélios fizeram uma apresentação baseada no jogo do "troca" do programa "Os improvaveis".
E as meninas fizeram uma apresentação com partidos politicos, os nomes dos partidos eram:
Partido da afirmação
Partido da dúvida
Partido da intensidade
Partido do lugar
Partido do modo
Partido da negação
Partido do tempo
Obs: todos os partidos eram as classificações dos advérbios!

As Adverbianas fizeram seus partidos em duplas, um partido entrava interpretando uma cantora, e sempre defendendo seu partido, dizendo: PROTESTO!

O resultado foi: As adverbianas venceram. Assim termina o campeonato, com as Adverbianas vencendo.

2ª atividade do campeonato!

A segunda atividade era escrever sete(7) orações com advérbios para o grupo concorrente circular e classificar.

Nessa atividade as orações ficaram com a professora, infelizmente não vou postar aqui.

Mas o resultado da ativadade foi:
Os Aurélios ganharam.

1ª atividade do campeonato!

A primeira atividade era criar uma música (grito de paz), que envolva o assunto.

Música das adverbianas:

Estudadinha

OOOH (x4)
Estamos na parada
Ninguém consegue entender
Chegando na escola todos param pra nos ver
Tudo dando certo
Nós somos espertas
Estudando os advérbios é que vamos aprender
Sempre tem aquela professora especial
Que explica o assunto sabe o que é essencial
Vamos convencer que as meninas são demais
Mostrar para os Aurélios que somos especiais

OOOH (x4)

O jeito é da uma estudadinha pra vencer
O jeito é da uma estudadinha pra vencer
Se você quer saber o que vai acontecer
Primeiro a gente estuda depois a gente vê



Bom, nessa atividade os Aurélios (meninos)ganharam no conteudo da letra, já as Adverbianas (meninas) ganharam na apresentação.

Advérbio / Locução adverbial? Que tal um campeonato?

Dia 31/08 tivemos o inicio de um campeonato sobre advérbios.
"Competição em sala de aula ! Trabalhando o significado de competir através de um jogo que envolve trabalho em equipe e respeito"

A atividade aconteceu da seguinte forma:a sala foi dividida em dois times meninos e meninas.
Logo depois disso foram dados nomes aos grupos, eles eram:
Meninas : Adverbianas
Meninos : Aurélios

A professora Zorilda criou regras para que o jogo acontecesse da melhor maneira.
Regras:
->Saber o assunto
->Não levantar
->Não pressionar o colega

Exercícios de fixação/Advérbios e Locução Adverbial

Classifique os advérbios em destaque:

( )O mágico mora aqui
( )Aurélio escreve mal
( )Sim,Deus existe!
( )Minha mãe acordou cedo
( )Não brinque com o fogo
( )Talvez vá ao cinema
( )O ouro é muito cobiçado

(a)de afirmação
(b)de dúvida
(c)de intensidade
(d)de lugar
(e)de modo
(f)de negação
(g)de tempo

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Classificações de adverbios

Os adverbios se classificam de acordo com as circunstancias que expressam:

Afirmação: sim, certamente, realmente, efetivamente, deveras, etc.

Dúvida: talvez, acaso, decerto, provavelmente, possivelmente, porventura, etc.

Intensidade: muito, pouco, bastante, demais, mais, menos, tão, tanto, bem, demasiado, meio, completamente, apenas, etc.

Lugar: aqui, ali aí, atrás, defronte, perto, longe, abaixo, acima, dentro, fora, além, adiante, junto, onde, detrás, lá, etc.

Modo: bem, mal, assim, depressa, devagar, como, pior, melhor (e grande parte dos advérbios terminados em mente : suavemente, tranquilamente, etc)

Negação: não

Tempo: hoje, ontem, amanhã, agora, depois, antes, já, nunca, sempre, anteontem, tarde, cedo, jamais, outrora, antigamente, logo, raramente, então, amiúde, breve, brevemente, imediatamente, novamente, etc.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Advérbios/Locução advérbial

Leia: Puxa! Este vai ser um daqueles dias que sempre lembraremos!
Que diferença há entre as frases abaixo?
a)Puxa! Este vai ser um daqueles dias que lembraremos!
b)Puxa! Este vai ser um daqueles dias que sempre lembraremos!
Você observou que na frase B a palavra sempre alterou o sentido do verbo.
As palavras que modificam o sentido do verbo são chamadas de adveŕbios.

Veja mais exemplos:
O casal não conhecia a cachoeira - não conhecia / modifica o verbo
O rio percorria suavemente seu destino - percorria suavemente / modifica o verbo

Além de modificar o verbo, o advérbio pode também modificar o sentido de adjetivo ou do propío adverbio. Observe:
Eles ficaram assustados demais! - assustados demais! / modifica o verbo
O casal morava bem longe do rio - bem longe / modifica o adverbio

Em resumo:
Advérbio é a palavra invariável que modifica o sentido do verbo. Pode modificar também o adjetivo e o propio adverbio.

Locução Adverbial é o nome que se dá ao grupo de palavras com valor de advérbio.

Exemplos: às escondidas, em cima, à toa, às pressas, sem dúvida, de repente, a pé ...

domingo, 14 de novembro de 2010

Memórias de um amor

Dia 3 de agosto de 2010, nós se encontramos com Geraldo Coelho Martins, de 71 anos, que nasceu em Curitiba. Ele nos contou muitas historias, não é seu Geraldo?
- Sim. A historia que mais me marcou foi a minha primeira paixão verdadeira. Com 17 anos, em uma praça encontrei uma colega de escola, seu nome era Bruna Cardozo dos Santos, conversei com ela e descobri que ela era uma pessoa muito mais legal do que imaginava, e então me apaixonei, tudo foi muito rápido em menos de uma semana estávamos namorando. Andávamos sempre juntos na rua ou até na escola,mas depois de um tempo começaram as brigas, os ciumes, e separações mas sempre voltávamos, mas houve uma separação que foi pra valer, ficávamos uma semana brigados, até que eu já não aguentando mais liguei para ela e ela me deu a noticia ela já estava com outro e estava feliz então desliguei o telefone.
Depois de um tempo ela me ligou, e falou que eu era o amor da vida dela e então comecei a cantar:
Cuide bem do seu amor seja quem for, chorando e desliguei o telefone. Naquele momento achei que para mim o melhor seria tirar umas ferias. No outro dia peguei minhas férias e fui para a praia, na praia recebi um telefonema da minha mãe avisando que a Bruna, teria se suicidado e deixou uma carta, nela estava escrito:
Papai e mamãe não fiquem brabos com ele (Geraldo), eu tive ele em minhas mãos mas não soube cuidar dele e deixo um recado para todos os jovens: Cuide bem do seu amor seja quem for!

Atividade de produção textual coletiva

Hoje, (04/08)tivemos uma atividade onde tinhamos que criar um texto cujo o narrador conta suas memórias.Estarei divulgando o texto na próxima postagem.

Treinando um pouco o assunto...

Ai vão alguns exercícios para poder ir gravando o assunto crase.

1 Indique,com acento grave, quando ocorre crase:
a)A bebida alcoólica é prejudicial a saúde
b)é preciso que sejamos úteis a sociedade
c)O cão é fiel a seu dono
d)Diga-lhe que estou a sua espera
e)Chovendo, não iremos a praia

As respostas serão postadas brevemente.

Crase

Crase é contração de duas vogais idênticas.Na escrita, a crase é indicada pela presença de acento grave.

Nas frases:
"Não te entregues à mágoa vã"
"(...)não cedas à vã fraqueza"

o à é resultado da fusão de:
A + A
A=preposição exigida
por um termo regente:
o verbo (entregar-se
a algo, ceder a algo)

A= artigo exigido por um
termo regido: um substantivo
feminino (a mágoa, a fraqueza)

Houve fusão da preposição a com o artigo a, portanto houve crase, indicada pelo acento grave.